Estrutura de Marketing Digital para Empresas venderem mais

Tempo de Leitura: 6 minutos

Como disse Bill Gates uma vez, “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios.” E nos dias de hoje isso é a realidade, por isso hoje vamos falar de marketing digital para empresas. Independente se você vende produtos físicos ou digitais, você precisa estar presente na internet de alguma forma.

Qual a importância do Marketing Digital para as Empresas?

Só vamos entender a importância do marketing digital para as empresas analisando o comportamento dos usuários de um modo geral. Com a chegada e a permanência da internet os padrões de compra mudaram. Isso quer dizer que hoje antes de comprar qualquer coisa, as pessoas pesquisam de forma intencional a qualidade e eficiência de um produto ou serviço.

Segundo as pesquisas feitas, cerca de 64,7% dos brasileiros tem acesso a internet, de acordo com dados do IBGE. Além disso, em média, 92% das casas brasileiras possuem celulares, onde as pessoas passam conectadas 9 horas por dia aos seus aparelhos. Ou seja, todos estão conectados a todo momento.

Dessa forma, todas as empresas independente do ramo, devem investir uma certa quantia em marketing. Para te ajudar eu trouxe um dado de empresas especialistas em capacitação e desenvolvimento, elas sugerem que todo negócio deve investir 5% do seu faturamento em marketing digital. Isso quer dizer que se você. fatura R$100.000,00 no mês você deve investir R$5.000,00 em ações de marketing.

Principais Vantagens do Marketing Digital para Empresas

A maior parte das empresas que ainda não investem em marketing digital tem a mesma pergunta: “como o marketing digital pode ajudar a minha empresa vender mais?”. E a verdade é que essa é uma das melhores formas de gerar oportunidades de venda para a sua empresa. Dentre diversas vantagens vamos destacar algumas vantagens de investir nessa área:

  • Presença online da sua empresa: com a chegada da internet, conseguimos nos conectar com diversas pessoas, com isso pessoas diversas pessoas diferentes podem se conectar com a sua empresa. Além disso você pode expor os seus produtos ou serviços na internet como se fosse uma vitrine só que digital e quando uma pessoa pesquisar pelo a sua empresa aparecer (de forma orgânica ou pagando por isso) aumentando a visibilidade da sua marca, sem depender de pessoas que já te conhecem, da sua cidade, estado ou região.
  • comunicação com o seu público: podendo ser através de um formulário de texto, e-mail, chat ou rede social. É nítido que podemos oferecer um suporte e atendimento em tempo real. E quanto maior o contato mais fácil é de você tirar as dúvidas, quebrar objeções que possam aparecer no momento da compra.
  • autoridade no nicho: quando a sua empresa passa a investir em diferentes canais de divulgação, ela passar a ter mais visibilidade. Então, consequentemente ela é reconhecida como uma autoridade naquele nicho. Imagine que você tem um consultório odontológico e o seu site sempre aparece nos resultados de busca. Pessoas que estão procurando um tratamento vão assimilar que você é autoridade pois sempre está aparecendo. E isso gera mais oportunidades de vendas.
  • público para ofertar seus produtos ou serviços: se a sua empresa já investe em uma boa estratégia de captação de leads, vocês vão aumentar consideravelmente o número de pessoas para entrar em contato ofertando algo. Se o trabalho de captação for eficiente, essa base de contatos é perfeita para aumentar as vendas.
  • comunicação personalizada: com as ferramentas de segmentação, é possível se comunicar de forma assertiva com o público. Isso porque você tem o total controle sobre essa base, isso facilita para se conectar da maneira certa. Anunciando para pessoas com uma idade específica, ou com um tipo de interesse, e muito mais.
  • atingindo o público certo: com as segmentações ao nosso favor [e possível impactar o público correto. Por exemplos homens, de 20 à 28 anos com interesse em esportes. Se você fosse pelo caminho tradicional de investimento, como por exemplo, panfletos, outdoors, comerciais de TV, você não teria esse controle sobre o público.

Sendo assim, entendendo a importância do marketing digital para as empresas, além de todas as vantagens, vamos falar sobre as diferentes estratégias que aumentam suas vendas.

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

Você tem um bom produto ou serviço? Se a resposta for sim o marketing digital é para você, afinal tudo aquilo que é bom precisa chegar para mais pessoas.

Pois de nada adianta você ter o melhor produto ou serviço se ninguém te conhece. Então vamos mudar a mentalidade e conhecer as iniciativas que podem fazer a diferença no seu negócio:

SEO e Google Ads

O Google é a maior rede de buscas do mundo. Só para você ter uma noção, mais de 70.000 pesquisas são realizadas por segundo, ou seja, todo segundo tem alguém pesquisando algo sobre o nicho da sua empresa. Sendo assim é indispensável que a sua se posicione no Google, gerando mais leads e oportunidades de vendas para a sua empresa.

Então, sempre que você ler sobre ter uma visibilidade maior no Google, estamos tratando de duas estratégias: tráfego orgânico (que não depende de investimento) e o tráfego pago (com anúncios que divulgam o seu site).

Tráfego Orgânico (SEO)

Utilizando o estratégia de SEO (que significa Search Engine Optimization), o site da sua empresa pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Sendo assim não é necessário investir um valor para aparecer mais. Segue algumas vantagens do SEO:

  • você não precisa pagar nada;
  • resultados orgânicos são mais clicados do que resultados patrocinados;
  • construção de um ativo poderoso para o seu negócio;
  • mais autoridade e credibilidade para sua empresa;
  • mais visitas e leads qualificados;
  • maior taxa de conversão e vendas;

Tráfego Pago com Google Ads

Pensando em aumentar a visibilidade da sua empresa nada melhor do que combinar SEO com o Google Ads. Aumentando as chances de alcançar potenciais clientes para o seu negócio com tráfego pago. Afinal, nada melhor do que anunciar na maior rede de buscas do mundo, maximizando suas chances de vender mais.

marketing digital empresas

As principais formas de anunciar no Google Ads são: Google shopping, voltada para quem vendes produtos físicos pela internet. Anúncios na rede de pesquisa, onde quando a pessoa pesquisar determinada palavra chave o seu site aparece nas primeiras posições. Além dessas, temos a Rede de Display, que mostra os seus anúncios no YouTube, Gmail e sites parceiros.

Além disso, quando uma empresa está bem posicionada no Google, seja organicamente ou através de anúncios pagos, automaticamente ela é vista com mais relevância do que uma que não aparece nos resultados de busca.

Remarketing

Por fim, nós temos o remarketing, não que ela seja menos importante. Visando aproveitar ao máximo todo o tráfego que chega no seu site. Essa ação serve para você impactar novamente os usuários que passaram pelo seu site, lembrando eles de concluírem uma compra, ou entregando algum cupom de desconto para essas pessoas, além de outras opções.

Então, através de anúncios no Facebook, Instagram e também anúncios na Rede de Display do Google, sua empresa pode ter um aumento significativo na taxa de conversão impactando pessoas que já passaram pelo seu site ou perfil de rede social.

Quais empresas utilizam o Marketing Digital?

Em um mundo totalmente globalizado e tecnológico, é praticamente impossível encontrar uma empresa que quer se destacar no mercado e não utiliza estratégias de marketing digital para alcançar esse objetivo. E no meio de todas essas empresas, temos nomes relevantes como: Toyota, Apple, Coca Cola, Mc Donalds entre muitas outras.

marketing digital empresas

Essa é a maravilha do marketing digital, as estratégias são aplicadas e eficientes em empresas de portes diferentes. Ou seja, independente do porte da empresa, o seu ramo de atuação, é possível aplicar estratégias que as grandes empresas aplicam em suas operações.

Por que muitas empresas fracassam ao vender pela internet?

Quanto falamos de vendas na internet, precisamos falar que existem ações de marketing digital que são eficientes e outras não. O que isso quer dizer? Quer dizer que boas estratégias demandam tempo, esforço e dedicação, e aqui que muitas empresas erram e fracassam. Além disso, maior parte das empresas acham que é só criar um perfil profissional e postar fotos e imagens aleatórias que já é o suficiente. No entanto, boas estratégias são aplicadas com intencionalidade e qualidade.

Como a Digma pode ajudar com o Marketing Digital da sua Empresa?

A Digma atua no mercado ajudando empresas a terem resultados com o marketing digital estratégico. Com um time capacitado, atendemos empresas de pequeno, médio e grande porte, visando sempre o resultado para nossos clientes. Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais do nosso trabalho? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Compartilhe este artigo:

Aumente sua visibilidade e alcance clientes reais todos os dias com a Digma

O que você precisa saber

na sua caixa de entrada

Aumente sua visibilidade e alcance clientes reais todos os dias com a Digma

você pode gostar

Tudo sobre UX e UI.

Primeiramente, antes de entendermos sobre a importância do UX e UI, vamos entender melhor o que são eles, para que servem, qual a importância nos

Leia Mais »