O que é um Gestor de Tráfego Pago?

Tempo de Leitura: 6 minutos
gestor de tráfego pago

O gestor de tráfego pago é um profissional responsável pelo gerenciamento dos anúncios de uma empresa. Como também faz pesquisas de público alvo, para que assim ele faça as segmentações para pessoas que são potenciais clientes do negócio.

Para que o marketing digital tenha um impacto positivo no seu negócio, é imprescindível que todas as ações e materiais sejam produzidos pensando no público alvo, ou seja aqueles que têm interesse de fato nos seus produtos ou serviços. Caso você não tenha clareza de quem é esse público, você pode ter resultados insatisfatórios. Por isso, o gestor de tráfego é altamente fundamental para trazer leads qualificados para a sua empresa.

Quer entender um pouco mais sobre o que esse profissional faz, e o impacto que ele pode gerar na sua empresa aumentando a visibilidade da sua marca e ainda aumentando suas vendas? Então confira o que preparamos a seguir nesse artigo:

  • O que é um gestor de tráfego pago?
  • O que um gestor de tráfego pago faz?
  • Quais as principais atribuições de um gestor de tráfego pago?
  • Quando contratar um gestor de tráfego pago?
  • Como contratar um gestor de tráfego pago?

O que é um gestor de tráfego pago?

O gestor de tráfego pago é o profissional que trabalha gerenciando e otimizando campanhas de mídia paga nas plataformas como Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads, entre outras. O foco do gestor é garantir que o dinheiro investido em mídia paga seja feito de maneira eficiente, buscando o máximo de resultado.

O que um gestor de tráfego pago faz?

A atividade principal de um gestor de tráfego é gerar visitas (tráfego) para um site ou app, através de publicidade paga. Ou seja, o objetivo desse profissional é planejar, coordenar e acompanhar os resultados dessas campanhas de tráfego pago, a fim de entender quais são os melhores canais para a aquisição de novos potenciais clientes para a empresa e otimizar essas campanhas para alcançar os objetivos.

O gestor de tráfego é uma figura fundamental dentro de qualquer negócio, seja ele uma loja virtual ou física, um portal de notícias ou uma rede social. Esses profissionais tem como objetivo gerenciar o tráfego do site ou rede social, procurando aumentar a visibilidade da marca, e consequentemente as vendas da empresa.

Para que isso aconteça é preciso que ele tenha um conhecimento amplo sobre marketing digital e também um olhar analítico sobre dados, encontrando os melhores canais de aquisição para que assim ele possa direcionar o investimento de maneira eficiente.

Todos os clientes da Agência Digma possuem campanhas de tráfego pago em seus projetos. E um gestor de tráfego acompanhando de perto os resultados dessas campanhas.

Quais as principais atribuições de um gestor de tráfego pago?

Um gestor de tráfego pago é responsável por gerenciar as visitas de um site ou rede social, usando estratégias de marketing digital para atrair mais visitantes e aumentar a taxa de conversão desses visitantes em clientes. Algumas das principais atribuições de um gestor de tráfego são:

Cálculo do investimento necessário

Uma das atribuições de um gestor de tráfego pago é fazer o cálculo de quanto de investimento é necessário para dar início às campanhas. Esse valor não é referente a prestação de serviço do gestor, e sim do quanto é necessário investir para que os anúncios cheguem até o público alvo.

Para que isso seja possível, é necessário que ele faça uma pesquisa de mercado, considerando os concorrentes, sua presença digital, além do seu ticket médio e sua margem de lucro. Também é necessário considerar seu público alvo, se você ainda não tem esse público definido, será necessário definir isso em conjunto levando em conta sua base de clientes. Todas essas análises de dados são possíveis utilizando as seguintes ferramentas:

  • Google Analytics: permite você analisar as visitas de um site e de onde elas vieram;
  • Google Tag Manager: permite criar e automatizar tags (códigos) para monitorar o site;
  • Looker Studio: permite criar relatórios e dashboards a partir de dados de outras ferramentas (como o Google Analytics por exemplo). Serve para acompanhar os dados e a evolução das campanhas;
  • Google Search Console: permite monitorar e manter o site ativo nos resultados de pesquisa do Google;
  • Google Ads: permite criar e otimizar campanhas que vão aparecer no Google, Youtube e em sites parceiros do Google;
  • Facebook Ads: permite criar e otimizar campanhas que vão aparecer no Facebook;
  • Instagram Ads: permite criar e otimizar campanhas que vão aparecer no Instagram;
  • LinkedIn Ads: permite criar e otimizar campanhas que vão aparecer no LinkedIn;
gestor de tráfego pago

O cálculo é feito de forma periódica com base nos resultados que forem obtidos das campanhas anteriores, e também para escalar resultados.

Vale ressaltar que não existe uma tabela de preços, ou seja, vai variar de acordo com as informações citadas anteriormente.

Acompanhamento dos resultados das campanhas

Um dos principais pontos que destacam o profissionalismo de um gestor de tráfego pago, é a capacidade analítica dele de saber exatamente de onde vem as conversões (vendas) que um canal gera, além dos testes para validar novos canais e estratégias.

Esses testes são fundamentais para a eficiência do investimento, ou seja, ele deve se atentar para alguns pontos que vão direcionar ele para a tomada de decisão futura, são eles:

  • qual o tipo e formato de imagem/vídeo gera mais engajamento;
  • qual é o estilo de copy mais persuasiva;
  • quais são os argumentos e gatilhos mentais que geram mais impacto;

Os testes devem ser constantes na gestão de tráfego, são eles que vão mostrar novos canais e possíveis melhorias para ter mais eficiência nos anúncios.

Geração e apresentação dos relatórios e dashboards das campanhas

Todas as campanhas geram dados que compilamos em relatórios e dashboards. Esses relatórios permitem uma visualização mais simplificada do cenário como um todo, facilitando para que o gestor tire suas conclusões.

É de muita importância esses relatórios também para mostrar ao cliente o que está acontecendo com o dinheiro que ele está investindo nos anúncios. Eles ajudam muito também o cliente a entender a dinâmica dos anúncios e assim ele não fique perdido.

Análise de dados

Qualquer estratégia de tráfego pago que um gestor for implementar, ele deve ter clareza dos dados do site ou rede social. Para que essa estratégia tenha um efeito positivo e relevante. Então dados como, taxa de carregamento do site, tempo de permanência na página, taxa de conversão do site, taxa de rejeição, dentre muitas outras métricas. 

Planejamento de Campanhas de Marketing

Planejar antes de implementar as estratégias e testes, é necessário planejar, isso ajuda na clareza do que o gestor está fazendo e também na organização. Então com base nos dados e em todas informações ele fará esse planejamento.

Testes e otimizações

Um gestor de tráfego pago, deve estar constantemente fazendo testes e otimizações, a fim de descobrir novos canais de aquisição bem como quais formatos de imagem/vídeo funcionam melhor. Então é comum na rotina do gestor de tráfego pago, testar novos públicos, posicionamentos, dentre outros. Sempre buscando viabilizar o máximo o investimento.

Quando contratar um gestor de tráfego?

Se a sua empresa busca aumentar a visibilidade da marca, é necessário dizer que talvez contratar um gestor de tráfego não seja a primeira opção. Como já mencionamos neste artigo, a função do gestor de tráfego é gerenciar os anúncios online, bem como todo o tráfego em torno do site e redes sociais.

Dessa forma é válido ressaltar que de um primeiro momento você precisa profissionais que vão desenvolver um site, uma identidade visual, uma logo, entre outras coisas.

gestor de tráfego pago

Você deve contratar um gestor de tráfego quando já tiver um time preparado para atender as solicitações que vão surgir. Caso contrário, o gestor de tráfego não terá a estrutura necessária para desempenhar um bom trabalho. De qualquer forma, aqui vão algumas dicas na hora de contratar um gestor de tráfego pago:

Como contratar um gestor de tráfego?

Para contratar um gestor de tráfego é necessário avaliar bem diversos pontos, afinal é ele quem vai ser o responsável por captar leads qualificados para a sua empresa. Também vai ser o responsável por trabalhar junto com você em busca das metas da empresa. Então seja criterioso.

Segue alguns pontos que você deve avaliar no processo de contratação:

  • conhecimento em ferramentas de marketing digital: isso aqui é fundamental para que as campanhas e toda a inteligência seja bem desenvolvida ao longo do projeto.
  • Comunicação: um gestor de tráfego precisa ter uma boa comunicação, pois é ele quem vai apresentar os relatórios, e apresentar os resultados explicando de forma clara as ações realizadas.
  • nichos de experiência: não é um ponto primário, porém se o gestor já tiver atuado no mesmo nicho que o da sua empresa, será mais fácil para dar início as campanhas e tocar o projeto. Isso pode ser um diferencial no momento de escolher.
  • Portfólio: Veja qual é a experiência do gestor e quais os resultados ele já gerou para outras empresas.

Ao contratar um gestor de tráfego experiente, você terá um profissional apto a gerar bons resultados através de boas estratégias e otimização das campanhas. É importante que todo o histórico do gestor seja comprovado.

Conte com uma agência de tráfego pago para gerir seus resultados

Você já deve saber o quão importante é investir em anúncios na internet e que essa é a forma mais rápida e eficiente de potencializar as suas vendas e fazer isso sozinho é bem complexo.

Aqui na Agência Digma, você pode focar nas demandas do seu negócio, enquanto o nosso time que atende pequenas e médias empresas, criamos estratégias de anúncios para que sua empresa venda mais. Clique e saiba como funciona o nosso serviço de gestão de tráfego pago.

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