SEO – Search Engine Optimization ainda é uma opção em 2022?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Primeiramente, o tema SEO também conhecido como Search Engine Optimization, já esteve presente na roda de conversa entre os seus sócios ou colegas de trabalho?

Para você que ainda está perdido no assunto, viemos hoje esclarecer de uma vez por todas – e de forma descomplicada – o que essa sigla significa e como ela pode alavancar o seu negócio!

SEO: o que se trata?

A sua tradução para o português significa “Otimização para Motores de Busca”, sendo um aglomerado de ações técnicas que visam melhorar o posicionamento nos resultados de páginas como o Google, onde a consequência positiva seria gerar tráfego orgânico.

Como o SEO impacta seu negócio?

Seguindo o raciocínio que todo mundo utiliza os motores de busca e que eles exercem um papel facilitador para o dia-a-dia, é impossível negar a sua importância e do quão essencial é para que a sua empresa obtenha sucesso através da internet.

Pense conosco, você decide criar um site, porém, ninguém consegue encontrá-lo. Essas pessoas, no entanto, com certeza entraram em contato com o do seu concorrente que decidiu investir no SEO. Verdade dura de aceitar, mas que você pode (felizmente) mudar este cenário.

Afinal, como funciona o Search Engine Optimization ?

Em suma, são através dos chamados algoritmos que a mágica acontece. No primeiro momento, ocorre o processo de análise do código do seu site. Em seguida, as páginas rastreadas são armazenadas em um gigante banco de dados.

Por último, mas não menos importante, a parte final é quando o usuário decide realizar uma pesquisa. O motor de busca irá consultar o banco de dados citado na segunda etapa, e mostra apenas as páginas que ele considera mais relevante.

SEO x Redes Sociais:

Saiba que as redes sociais podem te ajudar a aumentar as visitas do seu site. Pense conosco, quando muitas pessoas conhecem e interagem com o conteúdo da sua marca ou empresa, isso influencia – mesmo que indiretamente, o seu desempenho, aumentando o tráfego em seu site. Por este motivo, é importante ter uma constância nas redes, gerando conteúdo de valor e criando conexões com o seu público!

O processo para meu site aparecer nos resultados de busca demora?

Caso o seu site seja novo, é possível que demore um pouco sim. O fato e que não há um tempo específico, pois, dependerá da competitividade do seu nicho, a qualidade do conteúdo publicado, da otimização do seu site, entre outros.

Além disso, lembre-se que o SEO é um processo que exige paciência até que a sua página alcance um bom posicionamento. A seguir, daremos algumas dicas para facilitar a aparição dos tão sonhados resultados.

Quero aplicar o SEO-Search Engine Optimization hoje, como prosseguir?

Supondo que você decida escrever um conteúdo para o seu site, e quer que o mesmo apareça no topo do Google e tenha mais acesso que seus concorrentes.

1. Comece decidindo quais serão as palavras-chave: também conhecidas como keywords, elas são os principais instrumentos de busca, sendo a maneira como o usuário digita sua dúvida no buscador para conseguir esclarecimento sobre suas dúvidas ou problemas. Portanto, para obter maior assertividade, é indispensável conhecer seu público-alvo;

2. Foque em conteúdos que agregam: o leitor precisa ter uma boa experiência ao entrar em contato com o seu texto. Por este motivo, ele não pode ser pobre de conteúdo e/ou sem nexo. Saiba que aspectos como o tempo de permanência do usuário na página, tempo de carregamento da mesma e originalidade são alguns dos fatores analisados pelos motores de busca e que podem ou não, te ajudar a conquistar as melhores posições no Google!

3. Não se esqueça de formatar o seu conteúdo: o seu texto precisa ser de fácil leitura independente do aparelho acessado, para que não se torne cansativo e corra o risco de desistência. Atenção também aos parágrafos longos;

4. Aplique sua palavra-chave no lugar correto: evite repetições e abuse dos sinônimos. É imprescritível que ela apareça no primeiro parágrafo, no intertítulo e conclusão;

5. Atenção aos links: para não ter prejuízos, não permita que os links adicionados nos seus conteúdos fiquem quebrados. Verifique em uma nova guia se ele está abrindo normalmente.

Ainda é uma opção para 2022?

Agora que estamos no final deste artigo e você pôde concluir que SEO-Search Engine Optimization, de fato não é um bicho de sete cabeças, chegou a hora de analisar e tirar suas próprias conclusões visando o crescimento do seu negócio.

Com as principais perguntas que todo mundo faz logo no início e as respostas nas suas mãos, você tem duas opções: continuar na zona de conforto ou se juntar a nós e adquirir mais cliques para o seu site!

Não sabe por onde começar, veja mais dicas que separamos para você sobre marketing digital.

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